Até daqui a pouco

Está chegando o fim do ano, aquele momento em que paramos para fazer um balanço dos meses que passaram e planejar o ano que está por vir. Mesmo sabendo que datas não passam de uma divisão formal do tempo, é interessante aproveitar essa convenção para refletir e analisar o caminho que estamos seguindo, o que estamos realizando e o que gostaríamos de acrescentar ou eliminar de nossa jornada.

O ano de 2014 foi muito especial para nós do Ponte de Letras. Apesar de termos “nascido” no final de 2013, neste ano ganhamos corpo, aprendemos a nos levantar e demos os primeiros passos. E o caminho que percorremos até agora foi incrível.

Aprendemos muito com a experiência, com todos aqueles que nos leem, nos questionam e nos dão força para continuar. Parece pouco, mas já estamos há mais de um ano discutindo, escrevendo e estudando sobre tradução toda semana para produzir textos fresquinhos. Nosso foco é o leitor, mas acabamos sendo os maiores beneficiados.

Este ano também tivemos a oportunidade de participar de uma palestra e uma mesa redonda no V Congresso da Abrates, no Rio de Janeiro. Agradecemos novamente à diretoria pelo convite e esperamos que vocês tenham gostado daquilo que preparamos com muito carinho. E, se não gostaram, estamos sempre abertos a críticas e sugestões. Nosso espírito é sempre de parceria, achamos que a troca tem que ser constante. Também neste ano, fizemos a primeira tradução em conjunto, lançada este mês, e ela foi a comprovação de uma tecla na qual batemos sempre em nossos textos e comentários: juntos somos sempre melhores. Os tradutores não precisam ficar sozinhos, apartados. Pelo contrário, unir forças, ouvir o outro, discutir, tudo isso é importantíssimo para o nosso trabalho. E o Ponte de Letra foi criado para ser uma convergência desses elementos, um espaço para conversar, bater papo, discordar, concordar, enfim, tornar nosso trabalho menos solitário e mais produtivo.

Para finalizar, gostaríamos de agradecer muitíssimo o apoio que tivemos durante esse período na forma de comentários, elogios, sugestões e, principalmente, divulgação. Tudo que fazemos, cada tema escolhido, cada convidado que recebemos nesta nossa salinha de estar virtual, cada discussão que temos nos bastidores é para o leitor do Ponte. O reconhecimento de vocês é o que nos faz seguir em frente com esse projeto que surgiu pequenino, na mesa de um café na região da Avenida Paulista, e já nos rendeu muito mais frutos do que jamais poderíamos imaginar. O agradecimento é de coração.

Ah, e como ninguém é de ferro, vamos tirar umas breves férias e voltamos em meados de janeiro com mais falação sobre tradução e mercado editorial. E já estamos preparando novidades para o ano que vem. Fiquem de olho!

2 comentários sobre “Até daqui a pouco

  1. Conheci o site de vocês há cerca de um mês e tenho gostado muito dos textos. Sou tradutora e me ressinto muito da falta de um espaço onde possamos discutir, tirar dúvidas, trocar figurinhas. Parabéns e muito sucesso.

    • Obrigada pelo comentário, Fátima. Que bom que você está gostando dos nossos textos.

      Apareça sempre para trocar figurinhas com a gente.
      Um abraço.

Vamos conversar? Deixe seus comentários!